A IMPORTÂNCIA DO QUEBRA-GELO
A primeira parte da reunião de uma célula é o "quebra-gelo". O "quebra-gelo" é de suma importância, principalmente quando o grupo é novo e as pessoas ainda não se conhecem bem. O seu objetivo é produzir um ambiente informal e não ameaçador. As perguntas de apresentação têm sido usadas como "quebra-gelo" por centenas de pessoas. Use-as quando o grupo for novo, ou sempre que houver visitantes.
Certa vez enquanto visitava uma igreja, um pastor me pediu que falasse de improviso sobre a importância do quebra-gelo na reunião da célula. Eu fiquei pensando: Como posso falar de quebra-gelo, sem começar com um?”
Só que naquela circunstância em que o pastor estava enfrentando sérios problemas na transição de sua igreja, o grupo que iria me ouvir estava extremamente sério e o pastor tenso, porque esquecera de providenciar o lanche para a comunhão que haveria no final da reunião.
Naquele momento me deu um branco total. Eu não conseguia me lembrar de nenhum quebra-gelo que se aplicasse àquela situação. Então comecei saudando os irmãos e falando-lhes: “Uma reunião boa, tem que ter pelo menos dois ingredientes: Comida e sorriso... Hoje nós vamos ter só sorriso”.
Todos caíram na gargalhado e a tensão do pastor pelo esquecimento do lanche foi quebrada imediatamente e eu pude ter a atenção deles pelos próximos minutos.
Se você for capaz de conjugar esses dois ingredientes, sempre haverá pessoas desejosas de participar de suas reuniões. Mas, se você não poder ter sempre comida, a partir de agora, não vai faltar quebra-gelo em suas reuniões.
OS DEZ MANDAMENTOS DO QUEBRA-GELO
1. Escolha o quebra-gelo de acordo com o grupo (jovens, adolescentes, adultos, crianças...).
2. Faça um rodízio, deixando um irmão responsável pelo "quebra-gelo" em cada reunião;
3. Não espere muito do "quebra-gelo"; a comunhão que ele produz é sempre superficial.
4. Não fique tentando fazer sempre uma conexão entre o quebra-gelo e a palavra que será compartilhada.
5. Não complique o quebra-gelo tentando encontrar sempre uma aplicação espiritual para ele.
6. Não tenha medo de repetir um quebra-gelo só porque você já o utilizou antes.
7. Não despreze o quebra-gelo, ele não é um tempo jogado fora.
8. Não use quebra-gelo que possam gerar constrangimento como desafios, com pessoas que você não conhece.
9. Não prolongue o quebra-gelo por mais de dez minutos na célula.
10. Não importa que tipo de reunião você fará. Ela será mais dinâmica se você fizer um quebra-gelo no início.
QUEBRA - GELO
TROPEÇANDO A LÍNGUA
1. Título: Um Pé de Guariroba
Ofereça um prêmio para quem falar três vezes sem tropeçar na língua, a seguinte frase:
"Um pé de GUARIROBA, bem GUARIROBADINHO, quem bem o DESEMGUARIROBAR, bom DESEMGUARIROBADOR será".
2. Título: Acerte o Tigre
Ofereça um prêmio para quem conseguir repetir três vezes e rapidamente a seguinte frase: “Um tigre, dois tigres, três tigres no trigal”.
3. Título: O Pé de Pedro
“O peito do pé de Pedro é preto. É preto o peito do pé de Pedro”. Peça para a pessoa falar três vezes aumentado a velocidade da voz.
4. Título: Falando Difícil
Prepare papéis com as frases abaixo, mas sem o significado. Distribua entre os participantes e peça para cada um ler enquanto os demais membros do grupo tentam decifrar o significado:
1 - Prosopopéia suave para acalantar bovinos.(Conversa mole pra boi dormir):
2 - Creditar recursos à conta de primata. (Pagar mico);
3 - Atingir, com a extremidade do membro inferior, o suporte de uma das unidades destinadas ao repouso em acampamento.(Chutar o pau da barraca);
4 - Arremessar-se sobre a presa com intenção de destruí-la.(Cair matando):
6 - Sequer considerar a hipótese de utilização de um pedaço de madeira.(Nem a pau);
7 - Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina acometer-se de fortes contrações laringo-bucais.(Nem que a vaca tussa);
8 - Proteger o filhote de eqüino da incidência de perturbação pluviométrica.(Tirar o cavalinho da chuva);
9 - Bucéfalo de oferenda não se questiona formação odôntica! (Cavalo dado não se olha os dentes). 4. Título: Palavras Proibidas Você já ouviu falar sobre o jogo das PALAVRAS PROIBIDAS? Então atenção para as regras: 1) Prepare uma lista de perguntas sobre o dia-a-dia de uma pessoa. 2) Escolha uma pessoa do grupo para responder às perguntas; 3) A pessoa não poderá usar como resposta as seguintes palavras: SIM - NÃO – NUNCA - SEMPRE - POSITIVO – NEGATIVO 4) A pessoa não deve mentir, nem responder algo sem sentido. Ela precisa responder corretamente de maneira criativa. Quando ela errar, passe para a próxima pessoa do grupo. (Você pode pedir para cada um fazer uma pergunta também)
5. Título: Antônimos
Explique para o grupo que ao falar os substantivos, e é claro sem dizer o antônimo dos mesmos, o membro para quem o líder apontar deve dizer o seu antônimo. É importante estimula-los a falar em voz alta e o mais rápido possível, como se fosse uma competição entre eles. Aí vão algumas palavras:, Guerra – Paz; Feroz – Manso; Gordo – Magro; Feio - Bonito; Triste – Alegre; Alto- Baixo; Noite- Dia; Claro- Escuro; Preto - Branco; Verde- ....
Certamente haverá alguns segundos de silêncio antes de surgir respostas como amarelo e azul, porém a resposta correta é maduro.
6. Título: Ditados Distorcidos
Escreva os ditados abaixo em tiras de papel, para que todos possam ler. Peça aos membros que criem sentenças para terminar os ditados. O novo ditado “distorcido” pode ser tanto engraçado quanto sério. Por exemplo: para o conhecido ditado “Quem tem boca vai a Roma” alguém pode acrescentar: “e quem não tem não vai além...”.
Aí vão alguns ditados para estimular a imaginação do grupo:
“Buscai primeiro o reino de Deus...”;
“Crentes não são perfeitos, são perdoados...”;
“ Quem sai na chuva é para se molhar...”;
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...”;
“Cão que ladra não morde...”;
“De grão em grão a galinha enche o papo...”;
“Uma andorinha só não faz verão...”;
“Pedra que muito rola não cria limo...”, etc.
E muitos outros que você pode acrescentar para dinamizar sua reunião.
7. Título: Tautologia
A tautologia é um dos vícios de linguagem. Consiste em repetir uma idéia, com palavras diferentes. Veja alguns exemplo e acrescente outros:
1.Elo de ligação;
2. Acabamento fina;
3. Certeza absoluta;
4. Número exato;
5.Conviver junto;
6. Fato real;
7. Multidão de pessoas;
8.Amanhecer o dia;
9. Voltar atrás;
10.Abertura inaugural;
11. Atrás da retaguarda ;
12. Planejar antecipadamente.
DICA QUENTE
Delegue funções e responsabilidades para cada membro de sua célula, mesmo que seja algo bem simples! Isto produz compromisso e seriedade entre todos.
Sempre teremos irmãos desanimados entre nós! Conforte-os e seja sensível às suas dificuldades! Dê a eles uma palavra de ânimo; não permita que eles percam a esperança!
Existem muitas empresas de telemensagens. Use esse recurso e mande mensagens para os visitantes que forem à sua célula.
Existe uma lei chamada “lei do número máximo”. Que lei é esta? - Se você deseja ter quinze visitantes no seu “evento-ponte”, então convide pelo menos sessenta.
Você é um pescador! Saiba que peixes você quer pegar. Cada tipo de peixe exige uma isca específica e uma época específica de pescaria. Escolha um público alvo!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário